Aqui lhe damos as chaves para as diferentes profissões e estudos necessários se estiver interessado em trabalhos relacionados com cavalos.
Você gostaria de fazer uma carreira profissional a partir de sua paixão? É um bom ginete, adora cavalos, conhece as diferentes técnicas e gostaria de se dedicar a cuidar de cavalos, ensinar outros a cavalgar, etc. Embora pareça um setor no qual é difícil entrar ou ganhar a vida, existem vários trabalhos relacionados com cavalos que você pode acessar de diferentes maneiras, seja por pura experiência, cursos ou diplomas.
As profissões mais importantes relacionadas com cavalos são as seguintes:
1. Ostler
Ser cavalariço é um trabalho que exige, além de amar os cavalos, muito trabalho e dedicação diária aos seus cuidados. Entre outras tarefas, você terá principalmente que alimentar o cavalo, escová-lo, manter os cavalos e os estábulos limpos, etc.
Se você quer se tornar um estribeiro, não precisa de nenhum requisito especial, como um curso, embora você deva saber sobre essa tarefa ou que já a tenha feito antes, seja como um hobby ou graças ao cuidado de cavalos de alguém que você conhece.
2. Professor / monitor de equitação
Para começar, se você quer ser um instrutor de equitação, você deve ser um bom cavaleiro e conhecer e amar cavalos e tudo o mais relacionado: você deve saber montá-los e conhecer as diferentes técnicas, como o trote. É altamente recomendável fazer um curso que o prepare para ser um instrutor de equitação. Além disso, você deve ter um mínimo de forma física, paciência e habilidade didática: você deve saber ensinar o que sabe e deve garantir que seus alunos tenham segurança e confiança ao andar a cavalo. Você provavelmente também terá que realizar tarefas administrativas relacionadas a esses cursos, como gerenciamento de matrículas, agendas, etc.
3. Rancheiro de equinos
Embora no Brasil seja difícil encontrar uma formação voltada para a posição de criador de eqüinos, você pode acessar através de outros perfis ou mesmo fazer cursos específicos fora do Brasil, onde poderá encontrar vários recursos para aprender sobre este trabalho. No Brasil você pode acessar com experiência como agrônomo, agricultor ou veterinário, entre outros. Os mais importantes e únicos requisitos são ter conhecimento e experiência relacionados ou próximos da tarefa que um criador de eqüinos deve executar.
As funções de um agricultor vão desde a gestão de negócios, funcionários, gestão administrativa e rentabilidade dos produtos colhidos, manutenção da fazenda, ferramentas, cuidado e venda de animais, etc. Além disso, você deve coordenar todo o pessoal presente em uma fazenda, como cavalariços, veterinários, nutricionista eqüino, treinadores, ferradores, etc.
4. Porta-cavalos
O transportador de cavalos é responsável por levar estes animais de um local para outro, seja por mudanças de proprietários, endereços, competições, etc. No caso de querer cuidar do transporte de cavalos, deve ter muito cuidado com o seu transporte e é altamente recomendável ter um curso de Transporte de Animais Vivos, que se realiza em quase todas as regiões. Além disso, você deverá levar em consideração e ter o seguinte:
- Tenha um trailer ou caminhão. Este deve ser registrado para poder transportar animáis na sua região.
- Deve haver também livro de registro, no qual são registrados os animais a serem transportados, de qual local e para onde são encaminhados.
- Ter placa de identificação na parte traseira do trailer, indicando “Transporte de Animais Vivos”, luz interna e separador de animais no caso de transporte de mais de um.
- Os animais devem ter o Cartão Sanitário Equino e o número do microchip.
- Acredite o título de Bem-Estar Animal e o de Desinfecção, ou mande fazer a verificação deste último por um veterinário.
5. Psicólogo em intervenções terapêuticas com cavalos
Se você quer trabalhar como Psicólogo em Intervenções Terapêuticas com animais, neste caso com cavalos, o requisito fundamental é ter uma licenciatura em Psicologia. Após isso, recomenda-se a realização de um curso ou mestrado especializado em Intervenções Terapêuticas com cavalos e como esse processo é realizado. Se você é psicólogo e adora cavalos, pode realizar intervenções terapêuticas com pessoas que precisam de terapia e ajuda, que podem se beneficiar do contato com esses animais: seja no aspecto motor, pós-trauma ou para melhorar a atitude ou a autoestima. Esta é uma posição que requer muito trabalho e muita paciência, embora geralmente seja muito gratificante e recompensadora a longo prazo.
6. Médico de cavalos
Para ser um veterinário, você precisará concluir o grau de veterinário para começar. Depois disso, você pode realizar:
Práticas: Essencial para aprender as tarefas realizadas por uma pessoa que se dedica a este trabalho.
Estágio: Embora não seja obrigatório fazer um estágio, é altamente recomendado e em algumas clínicas é um requisito indispensável, sendo em muitos casos necessário caso se pretenda fazer uma Residência posteriormente.
Trabalho como Veterinário de Campo: É aconselhável ter alguma experiência anterior para ter este trabalho, seja um estágio ou contrato de formação. É uma boa experiência se você quiser fazer uma residência depois.
Residência: É o processo de Especialização Oficial e no qual pode escolher entre as diferentes especialidades existentes: Clínica Médica, Reprodução, Cirurgia, Reabilitação e Medicina Desportiva, entre outras. Ao final da residência você poderá retirar seu diploma.
Seu trabalho será fazer um plano específico para cada cavalo, para torná-los o mais saudáveis possível. Deve-se agendar cuidados regulares, supervisão constante de sua saúde, e evitar que contraiam qualquer tipo de doença, indicando aos donos ou cuidadores quais as melhores condições da quadra, hábitos a mudar ou melhorar, etc. Além disso, caso um cavalo esteja doente ou necessite de algum tipo de cuidado especial, medicamento ou mesmo cirurgia, deve-se fazer para que sua recuperação seja a melhor e o mais rápido possível.