Todos os dias, milhões de pessoas usam meios de transporte coletivos para ir de um lugar a outro. De todas as opções disponíveis, o ônibus talvez seja uma das alternativas mais demandadas, pelo baixo custo das passagens, pelos múltiplos percursos existentes (urbano, interurbano, nacional e até internacional) e pelo conforto que representa para o usuário.
Por esta razão, o trabalho de motorista de ônibus está surgindo como uma oportunidade de trabalho a ser levada em consideração. Em geral, é um coletivo forte e unificado, que goza de condições interessantes e que oferece vantagens importantes para aqueles que dele fazem parte.
Quais são os requisitos para ser motorista de ônibus?
A primeira coisa que você deve ter se quiser ser motorista de ônibus é a carteira de motorista D. Alguns dos requisitos exigidos pela Direcção-Geral de Trânsito para a obtenção da licença são:
- Ter mais de 21 anos, saber conduzir e estar habilitado, como mínimo, na categoria «D».
- Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH decorrente de crime de trânsito ou bem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
- E ter um exame médico satisfatório.
As autoescolas oferecem cursos completos para quem quer se dedicar a esse ofício, com programas que abrangem tanto as partes teóricas quanto práticas de habilidade e circulação. Uma vez de posse da autorização de circulação D, os candidatos devem se submeter a diversos processos seletivos, nos quais as empresas podem solicitar os mais diversos requisitos, como domínio de língua estrangeira, testes psicotécnicos, etc. Ressalta-se que existem cursos complementares para motoristas de ônibus, que permitem uma formação mais específica.
Qual é o salário de um motorista de ônibus em [year]?
Muitas pessoas se perguntam quanto ganha um motorista de ônibus no Brasil. Como em muitos outros setores, a resposta depende muito da empresa em que se trabalha, se é do setor público ou privado e do tipo de percurso realizado.
No setor privado é comum encontrar um salário médio de 16.000 a 20.000 euros por ano. Pelo contrário, no sector público o valor sobe para 25.000 euros, sem ter em consideração as horas extraordinárias ou os períodos de antiguidade. Em rotas mais longas, as empresas devem cuidar do subsídio de subsistência.
No entanto, a maioria desses aspectos está bem especificada no Acordo Coletivo de Transporte Rodoviário de Passageiros, que pode ser consultado para maiores detalhes sobre quanto cobra um motorista de ônibus, bem como períodos de férias, pagamentos extras e outros bônus que porventura sejam reivindicado.