Um padeiro é um artesão responsável pela fabricação de pão, desde a preparação da massa até a sua venda ao público. É uma profissão em declínio devido às duras horas de trabalho e à preferência dos jovens por outros empregos no mundo da gastronomia, porém nos últimos anos a atividade dos padeiros recuperou o prestígio social graças à qualidade de seus produtos.
Até hoje, as tarefas que um padeiro faz, consistem em escolher as matérias-primas, pré-elaboração das massas e assar os produtos básicos de padaria e confeitaria. Eles também são responsáveis por apresentar esses produtos para posterior distribuição e venda. Todas estas etapas devem ser feitas seguindo protocolos e padrões de segurança ambiental que garantam que o produto seja artesanal, seguro para consumo humano e sustentável.
Como ser padeiro
Se você se pergunta o que estudar para ser um padeiro, você deve ter a certeza de que é muito conveniente estudar estudos profissionais regulamentados. Atualmente, apenas os Técnicos em Padaria, Pastelaria e Confeitaria são qualificados para o exercício do ofício de padeiro. Durante o treinamento, os alunos adquirem as habilidades e técnicas para realizar os diferentes processos de preparação e apresentação de produtos básicos de padaria e pastelaria, resolução de problemas de trabalho e trabalho em equipe.
A incorporação de novas técnicas e o uso de máquinas para produzir produtos de padaria e pastelaria tornaram necessário profissionalizar as bases deste negócio. Trabalhar como padeiro também exige completar este treinamento com outros cursos para ter todo o conhecimento para atender às necessidades de empresas, lojas e restaurantes. Além de desencadear a criatividade que hoje exige essa profissão. [Cursos de padeiro gratis]
Quanto ganha um padeiro
Esses artesãos podem realizar o seu comércio em negócios próprios ou trabalhar para outros em cargos focados na produção, venda ou comercialização de pão, pastelaria, bolos e confeitaria. Os salários dos padeiros dependem da posição que ocupam e da propriedade do negócio, embora o salário de um empregado médio seja de cerca de 1.800 R$ por mês no Brasil.
No entanto, há algumas semanas em que o trabalho de assar é reativado devido a festividades tradicionais nas quais o consumo de sobremesas como brigadeiros, paçocas de amendoim, pé de moleque ou quindim aumentam muito. Nesses casos, os proprietários de empresas de padaria que oferecem esses produtos artesanais podem aumentar significativamente seus lucros. Portanto, o salário de cada padeiro pode variar enormemente.