Já imaginou passar dias a bordo de um navio vendo o sol se pôr no mar, conhecer diferentes lugares do mundo e ainda ganhando por isso? Trabalhar em um cruzeiro pode parecer muito atrativo, mas é importante entender os prós e contras de passar seis meses, às vezes um ano como tripulante.
Vantagens de trabalhar em cruzeiro
- Áreas privadas para tripulantes, como bares, academias e hidromassagens
- Contato com pessoas de todo o mundo
- Não terá gastos com transporte, hospedagem, alimentação e saúde
- Festas (eles investem em festas para que a desistência seja menor)
- Possiblidade de descer nos portos e assistir shows
- Além do salário, possibilidade de ganhar boas gorjetas
- Salário livre de impostos, pois trabalha em águas internacionais
Desvantagens de trabalhar em cruzeiro
- Muito trabalho, longas horas em pé, pouquíssimas folgas (às vezes meses sem parar)
- Enjoos com o balanço do mar
- Isolado de família e amigos
- Muita movimentação e barulho o tempo todo
- A comida da tripulação pode não ser tão atrativa como dos passageiros
- Possiblidade de não descer nos portos ou circular sem estar trabalhando
- Telefone e internet são cobrados a parte
É comum ouvir opiniões muito divergentes sobre a vida de um tripulante de cruzeiro. Alguns acham a vida a bordo quase uma prisão, outros acham enriquecedoras e transformadoras. É uma experiência muito pessoal e vale a pena pesquisar bastante antes de se aventurar.
Pré-requisitos
- Ter entre 18 e 45 anos
- Experiência na área de atuação
- Falar inglês
Os salários podem variar de U$350 a U$4000 por semana e são contratados profissionais como técnicos, navegadores, garçons, cozinheiros, camareiras, dançarinos, recepcionistas, pessoal de escritório, massagistas, personal trainers, vendedores, animadores, esteticistas, médicos. É possível fazer carreira dentro de um navio e às vezes mudar de função ao longo do contrato. A rotina é bastante puxada, pois geralmente não há dia de folga, apenas período de folga. Quem trabalha 7 horas de manhã e 5 horas a noite terá 12 horas a tarde para descansar, comer, dormir e descontrair. Existem companhias que pagam hora extra. O contrato prevê 2 meses de férias.
Se com essas primeiras informações você se animou, entenda como você pode ser recrutado para trabalhar em um cruzeiro.
Busque agências especializadas em lidar com profissionais que trabalham a bordo de cruzeiros. Muitas agências oferecem inclusive workshops gratuitos sobre esse tipo de trabalho e oferecem capacitação profissional. Confira abaixo algumas opções:
- Infinity Brazil
- Work at Sea
- [year]
- Internacional Serviços Marítimos
- Ceceth
- Cruise Ship Jobs
- All Cruise Ship Jobs
Uma vez participando de um treinamento e sendo aprovado, o candidato é convidado a ter uma entrevista com um representante da empresa contratante. Cada empresa tem seu próprio processo de entrevista que você saberá quando começar a passar por ele.
Empresas de cruzeiros que operam no Brasil [year]
- Grupo Royal Caribbean (inclui Azamara e Celebrity Cruises)
- Costa Cruzeiros
- MSC Cruzeiros
- Norwegian Cruise Line
- Carnival
- Royal Caribbean
Como trabalhar em cruzeiros no Brasil [year]
- Uma vez pré-selecionado o candidato terá que passar por uma série de exames médicos, como de sangue, urina e fezes. Cada empresa tem sua relação, porém todas pedem exame anti-doping completo para garantir que o tripulante não seja usuário de nenhuma substância proibida, inclusive realizado depois de embarcado.
- O candidato também terá que passar por um Treino de Vida a Bordo o STCW com técnicas de sobrevivência, primeiros-socorros e relacionamento interpessoal, inclusive com provas práticas e simulação em mar aberto.
- Quando aprovado, o candidato terá que se preparar para o embarque, que poderá acontecer no Brasil, Estados Unidos ou Europa. A companhia passará informações detalhadas sobre o local do embarque e desembarque, às vezes até a rota do navio, e sobre a emissão de visto. Geralmente solicitam o visto C1D, um visto específico para tripulantes de navios de cruzeiro e emitido pelo Consulado dos Estados Unidos (algumas companhias usam mesmo quando o destino não e os EUA), o C1 que é um visto de trânsito, que assegura ao tripulante de navio permanecer 72 horas em solo americano sem a necessidade de visto de turismo e o visto D é o visto destinado a marinheiros e tripulantes de navios. Você pode ser solicitado a tirar o visto de outros países.
- Para chegar à cidade de embarque no navio é possível que você tenha que arcar sozinho com as passagens aéreas. Algumas empresas pagam e outras não. Cada empresa possui a sua política.
Se trabalhar em um cruzeiro é o seu perfil, pesquise, procure as agências e prepare sua mala. Você terá que saber para onde vai o seu navio para que tenha roupas adequadas para cada temperatura e eventos especiais. As agências dão sugestões para fazerem a mala mais adequada. O importante é estar preparado para um longo período de trabalho duro, sem folga, longe da família e dos amigos e com muitas pessoas e desafios diferentes. As possibilidades de aprendizado serão imensas.