Os estudos universitários são uma das vias de formação mais solicitadas pelos jovens no Brasil; oportunidade de adquirir conhecimentos altamente especializados e ingressar no mercado de trabalho com graduação. Por muitos anos, a universidade foi um meio de progresso para muitas pessoas, mas agora ter um diploma universitário não protege contra o desemprego e a precariedade.
Actualmente, apenas os cursos universitários com mais oportunidades de trabalho continuam a proporcionar oportunidades de acesso a empregos com salários elevados, promoção interna e boas condições de trabalho desde os primeiros anos de vida profissional. E são essas carreiras que proporcionam mais facilidades de inserção no mercado de trabalho aos formados com pouca ou nenhuma experiência profissional.
O que os brasileiros levam em consideração ao escolher uma carreira?
52% dos alunos do ensino médio optam pelos estudos universitários com base na sua vocação, de modo que as possíveis oportunidades de emprego para o curso não sejam o principal fator de decisão dos jovens. E é aquele com difíceis perspectivas de trabalho para os jovens, razão pela qual cada vez mais os jovens preferem ser guiados pela sua vocação e escolher os estudos que gostam em vez de um curso para o qual não se sentem motivados embora possam encontrar um trabalho mais facilmente .
Actualmente, as empresas procuram perfis especializados em áreas específicas como a gestão de Big Data, a aplicação da biotecnologia em Ciências da Saúde, novas tecnologias de informação ou Marketing Digital; os jovens continuam a traçar seu futuro acadêmico de acordo com sua vocação. Embora a dificuldade de entrada no mercado de trabalho geralmente seja levada em consideração na escolha de um curso.
O relatório aponta que o segundo motivo para a escolha dos estudos universitários se baseia em saber quais carreiras têm mais oportunidades de trabalho no Brasil; enquanto em regiões específicas é o fator predominante entre os alunos do ensino médio. E é que a crise econômica tornou as oportunidades de emprego de cada curso muito populares na hora de fazer a escolha da carreira. A nova realidade econômica e do mercado de trabalho tem impactado os jovens na escolha da carreira universitária.
Existe um conflito de interesses entre vocação e oportunidades de carreira, uma vez que as carreiras tradicionais, como Belas Artes ou Filosofia, estudos altamente vocacionais, estão cada vez mais em minoria. Ainda assim, os jovens não querem desistir de seus sonhos; Por isso, continuam a valorizar mais a sua vocação do que as possibilidades de inserção no mercado de trabalho ao final dos estudos ou das condições de trabalho de sua futura profissão.
Quais são as carreiras com mais empregos?
Os estudantes brasileiros preferem escolher seu futuro acadêmico com base em sua vocação e não nas necessidades do mercado de trabalho ou nas oportunidades de trabalho disponíveis; no entanto, continua sendo um dos fatores que podem inclinar a balança para uma opção de interesse ou outra. Se você quer saber quais são as faculdades com mais saídas, a resposta é que todas aquelas relacionadas à empresa e às novas tecnologias estão entre as mais demandadas.
As necessidades das empresas mudaram com o surgimento das Novas Tecnologias da Informação, pelo que as carreiras relacionadas com a Informática e Tecnologia estão entre as mais procuradas pelas empresas brasileiras. Os nichos de emprego também incluem as empresas com pouca tradição tecnológica, pois são obrigadas a se abrir para o mundo digital para continuar atingindo seus consumidores.
No entanto, os perfis profissionais mais solicitados pelo mercado de trabalho brasileiro são os licenciados em Administração e Gestão de Empresas (ADE) e especialistas em Engenharia; o que mostra que as carreiras tradicionais não se tornaram obsoletas. Esses cursos têm sabido entender as demandas do mercado de trabalho com novos profissionais, adequando seus ensinamentos para que os graduados tenham os conhecimentos e habilidades necessários.
Em relação aos diplomas universitários tradicionais, as Ciências são a área do conhecimento com as menores taxas de desemprego entre os seus licenciados. Os perfis que mais encontram ofertas de emprego ao final dos estudos são engenheiros, matemáticos, médicos, enfermeiras, veterinários e graduados em Ciências Exatas. Isso se deve ao fato de haver uma proporção maior de alunos que optam por carreiras na área de Ciências Sociais, portanto, eles devem enfrentar muito mais concorrência para preencher uma vaga.
As 10 profissões mais exigidas em 2021
Na hora de escolher uma carreira ou outra, ou mesmo um ciclo de formação profissional, o primeiro conselho que costumam nos dar é que escolhamos aquela que gostamos, e isso é normal, pois vamos passar grande parte da vida a dedicar-nos a uma profissão. Se você é apaixonado por esta profissão, será muito mais agradável e você terá mais interesse em melhorar.
Como você pode ver no gráfico a seguir, um diploma universitário não é decisivo se abre muito mais portas na hora de encontrar um emprego, este é o nível de formação solicitado nas ofertas de emprego.
O futuro do mercado de trabalho será muito marcado por alguns avanços que podem parecer ficção científica, mas que sem dúvida desempenharão um papel de destaque como robôs, inteligência artificial (IA), nanotecnologia, impressão 3D, realidade aumentada … Um mundo industrial. Isso tende à automação pode nos levar a que 6 entre 10 ocupações tenham alta probabilidade de que 30% do seu trabalho acabe automatizado (fonte deste estudo: McKinsey Global Institute).
Outro fator a ser levado em consideração é que, de acordo com as Nações Unidas, a população com mais de 60 anos dobrará em 2050 e a de 80 anos poderá até triplicar. A economia compartilhada, o trabalho autônomo, o uso da tecnologia blockchain em transações econômicas e Big Data podem influenciar as ocupações do futuro em maior ou menor grau.
Mas às vezes não temos clareza sobre isso ou simplesmente preferimos ser orientados pelas carreiras com maior demanda de profissionais no mundo do trabalho, se for o seu caso apresentamos algumas das profissões com maior produção em 2021.
Técnico de energia solar
A energia solar desempenha um papel importante no período de transição que vivemos para um mundo em que a energia limpa e renovável está cada vez mais estabelecida. Cada vez o custo das instalações é menor e isso sem dúvida contribui para a sua disseminação.
Técnico de energia eólica
Como o técnico em energia eólica, são profissões que, sem dúvida, aumentarão sua demanda devido à ameaça das mudanças climáticas. É um setor que vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos e deve crescer muito mais.
Enfermeira
Mais e mais profissionais de saúde serão necessários e isso ocorre porque a expectativa de vida aumentou, portanto, até mesmo os enfermeiros podem desempenhar um papel importante.
Engenharia Informática
A engenharia da computação e especificamente o setor de desenvolvimento de software está em franca ascensão, o crescimento da internet e a presença cada vez mais estabelecida em nosso dia-a-dia fazem com que as empresas precisem cada vez mais de desenvolvedores, por exemplo os Desenvolvimento de aplicativos móveis.
Fisioterapeuta
Como já mencionamos, haverá cada vez mais idosos e se somarmos a isso a quantidade de trabalhos sedentários e as lesões que isso acarreta, podemos afirmar que a profissão de fisioterapeuta será cada vez mais procurada.
Analista de informações
A quantidade de dados que as empresas podem manipular hoje está crescendo rapidamente. Profissionais capazes de coletar, medir e interpretar esses dados para o benefício dessas empresas e fazer previsões precisas serão cada vez mais solicitados.
Administração e Gestão de Negócios (ADE)
O principal objetivo do curso de administração e gestão de empresas é fornecer técnicas de análise que permitam uma compreensão e capacidade de gestão do funcionamento interno de uma empresa e das suas relações com os mercados.
Engenharia de Telecomunicações
Outro setor que não para de avançar em ritmo vertiginoso, as conexões de empresas e residências, fibra ótica, 5G … uma carreira com muito presente e futuro pela frente.
Biologia sintética
A grande maioria de vocês já deve ter ouvido falar da carne produzida em laboratório para não precisar criar ou matar animais, pois este é apenas um dos objetivos desta área que pode criar todo tipo de organismos artificiais e desenvolver avanços impensáveis até muito recentemente. .
Outras profissões
Queremos citar outras profissões que estão surgindo nestes tempos e que sua demanda pode crescer, como técnico de impressão 3D, piloto de drone, desenvolvedor de realidade aumentada, técnico de robótica, nanotecnologia e muito mais.
Novos diplomas universitários no Brasil 2021
A incursão de novas tecnologias em nosso dia a dia transformou não só a sociedade, mas também os cursos universitários. Muitas profissões se tornaram obsoletas com novos avanços; mas também fez com que as universidades analisassem essas mudanças e criassem novas carreiras no Brasil. Quanto ao mercado de trabalho, não é estático; À medida que surgem novas necessidades ou demandas, cresce a demanda por perfis profissionais capazes de dar uma solução a essas demandas.
Os graus relacionados ao design de videogame, como ‘Design e criação de videogame’, ‘Design de produto interativo’ ou ‘Ciência da computação e desenvolvimento de videogame’ são algumas das carreiras que surgiram nos últimos anos. Os relacionados com a programação de computadores, segurança de computadores ou biotecnologia decolaram no Brasil; oferecendo uma ampla gama de estudos que não existiam há uma década.
No entanto, nem todas as novas carreiras nas universidades brasileiras nascem para formar jovens em áreas de vanguarda. A necessidade de combinar várias disciplinas levou muitas universidades a oferecerem novos diplomas duplos, como Física e Matemática, Engenharia em Tecnologias Industriais e ADE, ou Engenharia Informática e Telecomunicações. Estes diplomas duplos oferecem a formação multidisciplinar que as empresas agora exigem ou que é necessária para criar o seu próprio negócio.
Carreiras com mais oportunidades de emprego
Segundo estudo publicado pelo site Adecco infoempleo, são estas as carreiras com mais oportunidades de trabalho:
- ADE – Administração e Gestão de Negócios
- Engenharia Informatica
- Engenharia Industrial
- Ciências do Trabalho, Relações Laborais e Recursos Humanos
- Diploma em Administração de Empresas e Direito
- Comércio e marketing
- Medicina e Biomedicina
- Enfermagem
- Engenharia Mecânica
- Economia
Carreiras com menos oportunidades de emprego
Estas são as carreiras que, segundo um estudo da Randstad, apresentam a maior taxa de desemprego.
- Filologia Francesa
- Belas Artes
- História
- História da arte
- Geografia