Com a pandemia e o fechamento de espaços públicos, inclusive do Poupatempo, muitas carteiras de habilitação venceram pela impossibilidade de renovação. O Contran – Conselho Nacional de Trânsito flexibilizou e suspendeu o vencimento para que o motorista não fosse multado, entretanto, ainda não há confirmação se essa decisão já foi revogada.
O Governo do Estado tem feito o alerta para que os motoristas que estiverem com sua CNH vencida façam a renovação pelas plataformas digitais. Atualmente, diferente do que era feito antes da pandemia, a renovação da CNH na cidade de Ribeirão Preto em [year] pode ser feita de forma digital, seja através do aplicativo do Poupatempo Digital ou do portal www.poupatempo.sp.gov.br, caso não haja nenhum impedimento.
O responsável do Detran em Ribeirão Preto é a 15ª Ciretran de Ribeirão Preto, localizada na Av. Independência, nº 2950 – Alto da Boa Vista. Entretanto, não há atualmente atendimento presencial, tendo sido direcionado para o posto do Poupatempo.
O posto do Poupatempo em Ribeirão Preto está localizado no Novo Shopping Center Ribeirão Preto, localizado na Av. Presidente Kennedy, nº1500 – Ribeirânia. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados até às 13h. Eles possuem atendentes e orientadores capacitados ao atendimento de pessoas com deficiência, incluindo cidadãos surdos, além de equipamentos e infraestrutura adequada para proporcionar acessibilidade necessária.
Como renovar a CNH em Ribeirão Preto?
As condições para a renovação da carteira de habilitação são:
- Estar com a CNH vencida ou a 30 dias do vencimento ou desejar retirar a restrição A (uso obrigatório de lentes corretivas) do documento.
- Estar com a CNH em situação regular (nem suspensa, nem cassada, nem com bloqueio ativo) ou regularizá-la para solicitar o serviço.
- Estar com a CNH registrada no município de Ribeirão Preto
- Caso tenha CNH na categoria C, D ou E, realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pelo Denatran ou rebaixar a categoria. O exame vale 2 anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos.
- Agendar o atendimento pelo Portal Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).
- Informar o número do protocolo de agendamento.
- Permitir o reconhecimento facial para a coleta de imagem no Poupatempo, caso a foto anteriormente coletada não possa ser reutilizada.
- Caso tenha se habilitado antes de 22/11/99 e não tenha renovado a CNH após 2005 ou tenha se habilitado no exterior, obtido a CNH, mas não tenha recebido a instrução necessária, realizar prova teórica ou curso de renovação.
- Apresentar os documentos necessários em bom estado de conservação, com garantia de sua autenticidade e fotografia recente, se houver.
- Apresentar os documentos necessários para alteração de dados com as informações atualizadas.
- Realizar exame médico (aptidão física e mental) no Poupatempo, se houver sala médica, ou em clínica credenciada no município em que o documento será registrado.
- Realizar avaliação psicológica (exame psicotécnico) em clínica credenciada no município de registro do documento, caso deseje a frase «Exerce atividade remunerada» na CNH.
- Retornar, com novo agendamento, ao Posto Poupatempo ou à Unidade Detran para apresentação dos documentos necessários.
- Após a finalização do processo, obter o novo documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal do Denatran.
Qual o valor para renovar a CNH em Ribeirão Preto?
- Emissão da CNH e seu envio pelos Correios: R$ 107,00.
- Exame médico realizado no Poupatempo: R$ 96,00.
Para que não haja surpresas, esteja preparado para fazer o pagamento tanto com cartão como com dinheiro.
Os casos de isenção da taxa de emissão da CNH se aplicam para policiais e bombeiros militares e agentes penitenciários do Estado que estejam em exercício e para os quais a condução de veículo é atividade inerente ao exercício da função, apresentando cópia simples da Autorização para Dirigir Veículo Oficial, emitida pelo órgão ou entidade vinculada. A cópia ficará retida.
Em caso de policial militar, é necessário apresentar, além da Autorização:
- Certidão indicativa que autoriza a condução de viaturas.
- Ofício, elaborado pela unidade do(a) policial militar ao Detran.SP, anexado à Certidão.
Em caso de policial civil, é necessário apresentar ofício assinado pela chefia direta, manifestando o interesse da Administração para que a isenção seja aplicada.
Como consultar os pontos da CNH?
Para motoristas de Ribeirão Preto consultarem os pontos da sua CNH basta acessar o portal do Detran SP, clicar em “CNH – Habilitação”, em seguida em “Pontos na CNH – consulta e certidão”. Ele vai te sugerir clicar em fazer o serviço pelo portal. Clique e siga com os seguintes passos:
- Abrirá uma janela com algumas opções de dados para preencher.
- Preencha o CPF e seja direcionado para uma página de validação, onde perguntará o estado e cidade de nascimento.
- A próxima etapa te oferece algumas opções de endereço para que você escolha o seu.
- A última etapa pede o número do seu endereço e da sua carteira de habilitação. Clique em validar.
- Selecione o tipo de informação que deseja: histórico de pontos ou últimos 12 meses e clique em “não sou um robô” e faça sua pesquisa.
Abrirá uma Certidão de Histórico de Pontos, emitida pela Secretaria de Governo, Departamento Estadual de Trânsito – Diretoria de Habilitação, com seu nome e número de registro e seu histórico abaixo. É possível imprimir ou gerar um arquivo em pdf com a certidão de pontos oficial.
Em caso de multas, a certidão detalhará o número de pontos total e os detalhes da infração, como data, hora, município, endereço, placa do carro e número de pontos em cada uma. Esta certidão refere-se às informações que constam na base de dados do Detran SP até a data de sua emissão. A somatória de pontos, para fins de instauração de processo de suspensão do direito de dirigir, leva em consideração o prazo de doze meses, entre a mais antiga e mais recente infração de trânsito constante do prontuário: assim, infrações cometidas há mais de 12 meses da mais atual não entram no cômputo, ainda que estejam no histórico do condutor.