O comércio de caminhões sempre foi visto como um trabalho árduo, que exige muito sacrifício e pode ser muito perigoso. No entanto, as regulamentações atuais, assim como os modernos e sofisticados sistemas de segurança implantados em caminhões e veículos, tornaram essa profissão cada vez mais segura nos últimos anos. Além disso, a média salarial desses profissionais é bastante elevada se comparada a outras profissões, o que faz com que muitas pessoas se sintam atraídas pelo trabalho de caminhoneiro e desejem iniciar carreira no setor.
Mas antes de tomar uma decisão, é importante saber em detalhes que tipo de habilidades e requisitos são necessários para dirigir um caminhão, bem como as modalidades de contrato mais comuns e outros aspectos relevantes que podem ser decisivos para decidir se queremos ou não converter em caminhoneiros.
Requisitos para trabalhar como caminhoneiro
No nível de treinamento, os caminhoneiros não precisam ter nenhum tipo de diploma ou credenciamento educacional, como ensino médio ou similar. No entanto, é imprescindível possuir a carteira de habilitação do tipo C, que pode ser obtida em escolas especializadas. A carta de condução do tipo E ou C1 também é válida e permite ao seu titular conduzir camião, embora neste caso seja necessário efectuar alguns exames (teóricos e práticos) para a obter. O Certificado de Aptidão Profissional (CAP) também é bastante recomendavel. Consiste em um curso de entorno a 140 horas, após o qual é feito um exame. Desta forma, a formação oferecida aos caminhoneiros brasileiros é unificada e comparável à recebida por outros profissionais do setor em outros paises.
Por outro lado, apesar de não ser obrigatório, muitas empresas exigem que os caminhoneiros tenham um conhecimento mínimo de mecânica, uma vez que os veículos costumam passar muito tempo na estrada e as pequenas avarias são relativamente frequentes. Assim, ao fazer um curso ou treinamento específico em mecânica de caminhões, você se torna um profissional muito mais competente, posicionando-se à frente dos demais candidatos. No caso de ser caminhoneiro autônomo, esse conhecimento também é importante, pois permite solucionar qualquer contratempo, economizando tempo e dinheiro do motorista.
Quanto ganha um caminhoneiro no Brasil [year]
Esta é, talvez, uma das primeiras questões que vêm à cabeça de quem pretende iniciar-se nesta profissão. O salário dos caminhoneiros é definido com base em diversos aspectos, como salário base, horas extras, gratificações a que podem ter acesso com base na legislação em vigor, etc. Além de tudo isso, a resposta pode variar dependendo do tipo de empresa em que você trabalha, bem como se é um trabalho assalariado ou se você é autônomo. Tendo em conta estes aspectos, os últimos dados recolhidos mostram que o salário médio de um caminhoneiro no Brasil oscila entre 1.400 e 1.900 euros por mês.
O salário de um caminhoneiro de longa distância pode ser um pouco mais alto, pois exige que os motoristas fiquem muito tempo longe de casa, se mudem para outros países e manuseiem grandes quantidades de mercadorias. Pelo contrário, a situação dos transportadores autónomos costuma ser mais negativa, uma vez que não têm vencimento estipulado e os seus rendimentos dependem do tipo de acordo que celebram com as diferentes empresas. Além disso, devem cuidar do pagamento do caminhão, da manutenção do mesmo, dos possíveis reparos e das despesas com reabastecimento de gasolina ao longo da viagem.