Todo brasileiro conhece o Paraguai como o país do outro lado da Ponte da Amizade, onde é possível fazer compras a preços populares. Mas a economia paraguaia é predominantemente baseada em produtos agropecuários. Essa dependência do setor primário coloca o país a mercê do clima, o que pode levar a graves crises econômicas, como já aconteceu. A cultura guarani ainda é muito marcada, a maior parte da população é bilíngue, pois os idiomas oficiais são o espanhol e o guarani. É um dos países com o menor Índice de Desenvolvimento Humano da América do Sul.
Viva em Paraguai
Mesmo a qualidade de vida não sendo das melhores não são poucos os brasileiros que desejam morar no Paraguai. Há uma estimativa do Itamaraty que cerca de 300 mil brasileiros já estejam por lá, principalmente na capital Asunción e em Ciudad del Est. O salário mínimo mensal é de $1.824.055 guaranis, aproximadamente R$1.000,00. A moeda é o Guarani e R$1 equivale a GYN 1.702. O custo de vida na capital é mais barato do que em São Paulo, por exemplo. Estima-se que GYN 808.000 seja uma quantia mensal boa para se viver no Paraguai.
Brasileiros que desejam visitar o Paraguai precisam apenas da carteira de identidade. E a movimentação de visitantes brasileiros é muito intensa, principalmente na fronteira por terra, em busca de produtos importados com preços atrativos.
Requisitos para trabalhar no Paraguai [year]
Brasileiros que desejam trabalhar no Paraguai têm o direito de fixar residência por lá, mesmo que ainda não estejam empregados. Porém, para que o brasileiro esteja devidamente legalizado e para que tenha seus direitos respeitados, são necessários:
- Passaporte
- Certidão de Nascimento
- RG (carteira de motorista não é aceita como documento de identidade)
- Certidão Negativa de Antecedentes Criminais
- Certificado Médico Migratório (e vacina de Febre Amarela)
- Registro na Direção de Trabalho no Ministério da Justiça e Trabalho do Paraguai (pessoal)
- Registro na Direção de Trabalho no Ministério da Justiça e no IPS – Instituto de Previsión Social (empresa)
Os dois últimos documentos servem para os casos em que o brasileiro já achou um emprego. Mas a recomendação é que você se mude apenas após achar um, pois lá a competição também é acirrada. Para aqueles que estão na área agrícola, o país pode oferecer mais oportunidades de trabalho. Engenheiros, profissionais de TI e empreendedores do ramo alimentício têm boas oportunidades por lá. Há também a isenção fiscal e abertura do país para indústrias brasileiras, que encontram no país algumas vantagens, como isenção fiscal, mão de obra mais em conta e energia elétrica 50% mais barata. O Itamaraty divulga uma cartilha para ajudar o trabalhador brasileiro no Paraguai.
Estudar no Paraguai
Brasileiros que desejam estudar no Paraguai podem encontrar por lá uma opção para a formação em Medicina. Na verdade, este é o principal curso procurado por brasileiros. Para ingressar na Universidade não é necessário vestibular, apenas um curso anterior específico, realizado na Universidade UPE, o valor é mais baixo e a duração do curso é menor. Mas nem por isso o curso é ruim e para validar a formação no Brasil é preciso passar por um exame chamado Revalida.
Importante saber que, apesar de não haver exigência por parte do governo para que o estudante esteja legalizado, algumas instituições de ensino só fornecem diploma de conclusão do curso ao aluno que formalizou sua permanência no país como estudante, através da carta de aprovação e matricula na universidade.
A verdade é que há muito preconceito com o Paraguai. É um país em crescimento e com oportunidades, mas ainda têm muitos e graves problemas políticos e sociais. Porém, inúmeros brasileiros que foram em busca de um sonho não querem mais voltar.
Descubra aqui os melhores sites de emprego gratuitos no Brasil.